Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sexta-feira, 29 de março de 2013

Grave acidente de trem em 1913. Feridos atendidos pelo Dr. Augusto Priebe


        Em março de 1913 ocorreu um grave acidente de trem nas imediações da empresa arrozeira de Ernesto Pertille, um pouco aquém da Estação Jacuí. Os feridos do desastre foram atendidos pelo Dr. Augusto Priebe, médico da Viação Férrea. 


Fototeca do Museu Municipal

           Quem era Augusto Priebe? O Dr. Augusto Priebe era natural da Alemanha, casado com Paula Priebe e pai de três filhos: Victor, Herta e Edith. Victor foi o engenheiro que trabalhou na construção do reservatório de água da Praça Borges de Medeiros.

Reservatório R2 - Praça Borges de Medeiros
- fototeca do Museu Municipal

            O Dr. Priebe, apesar de ter morrido ainda moço, aos 54 anos, no dia 6 de novembro de 1921, foi profissional bastante valorizado pelos cachoeirenses. Amigo e colega do Dr. Balthazar de Bem, os dois médicos, no ano de 1907, pretendiam abrir uma casa de saúde para atendimento dos enfermos da campanha, cujas dificuldades eram agravadas pela falta de recursos e de cômodos para permanecerem na cidade durante o tratamento. Inclusive haviam adquirido, para estes fins, um amplo prédio na Rua Saldanha Marinho. Segundo notícia publicada no jornal O Commercio, edição de 4 de setembro de 1907, os doentes teriam liberdade de escolher qual profissional do corpo médico faria o seu atendimento. O serviço de enfermagem da casa de saúde ficaria a cargo das irmãs de caridade.
   A tal casa de saúde não se concretizou, mas aqueles eram tempos de campanha para instalação de um hospital, o que só veio acontecer em 1910, e os dois médicos, Balthazar de Bem e Augusto Priebe, concorreram muito para isso.
            Augusto Priebe foi também um dos primeiros empreendedores da silvicultura em nossa cidade, tendo adquirido uma extensão de campos, onde hoje se localiza a sede campestre do Clube Comercial, local em que plantou centenas de pés de eucaliptos.
              Desconhecemos imagens do Dr. Augusto Priebe e conclamamos seus descendentes a nos ajudarem a dar um rosto a este ilustre médico da nossa história.

Graças à nossa seguidora Lia Priebe Trevisan, uma apreciadora da história, podemos reproduzir abaixo imagem do médico alemão Carlos Henrique Augusto Priebe, que é bisavô da colaboradora. 
Obrigada, Lia! Augusto Priebe agora tem um rosto!




4 comentários:

  1. O Dr. Augusto Priebe teve apenas 1 neto - meu pai Henrique Priebe - filho de Victor (falecido acidentalmente aos 26 anos). Suas filhas não tiveram descendência. Desta forma justifica-se o desconhecimento sobre este médico que foi tão importante para nossa cidade no início do século passado.Mirian, agradeço a tua lembrança.
    LIA TREVISAN.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lia. Imaginei que atenderias meu pedido, pois pensei em ti quando fiz a provocação da foto.
    Grande abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Mirian!
    Preciso do teu auxílio, pois fiquei confuso com as informações.
    Nesta postagem consta que o acidente foi próximo à Estação Pertille em Mar 1913; já numa outra, consta que foi sobre a ponte do Botucaraí, em Fev 1912.
    Como há imagens comuns (apenas de outro ângulo, creio eu), pergunto se foram dois desastres ou um único em que há confusão de datas e locais.
    Grato pela gentileza!

    ResponderExcluir
  4. Mais um detalhe: não lembro de nenhuma ponte desse tamanho entre Cachoeira e Jacuí...

    ResponderExcluir