Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sábado, 28 de março de 2015

Excursão de ciclistas

Há exatos 115 anos o jornal O Commercio noticiava que ciclistas integrantes do Clube União haviam saído em excursão pelo interior, passando pela estância de Antonio Libanio e depois pela de José Sebastião Vieira da Cunha.

José Sebastião Vieira da Cunha
- acervo da Fazenda da Tafona

Até aí mais uma notícia do fantástico jornal que registrava o cotidiano de Cachoeira em suas edições semanais das quartas-feiras.  O sensacional da localização desta notícia é a possibilidade de datação da foto até hoje considerada como a mais antiga que mostra a sede da Fazenda São José, de José Sebastião Vieira da Cunha, hoje patrimônio histórico de Cachoeira do Sul.

Sede da fazenda de José Sebastião Vieira da Cunha e os ciclistas
- fototeca do Museu Municipal

O texto da notícia de 28 de março de 1900 é o seguinte:

Domingo último diversos ciclistas do Clube União fizeram um passeio à estância do Sr. Antonio Libanio, sendo generosamente recebidos pela família do Sr. Libanio, que os obsequiou com um opulento almoço e uma lauta mesa de doces e finos líquidos. Na volta chegaram na estância do Sr. José Sebastião Vieira da Cunha, onde lhes foi oferecido licores, etc.

Os ciclistas pedem para agradecermos por eles o bom acolhimento que tiveram em casa destas duas famílias.

Notícia em O Commercio, de 28/3/1900, p. 2
- acervo de imprensa do Arquivo Histórico
Lamentavelmente a notícia não dá os nomes dos ciclistas, nem o seu número.

E para satisfazer nossa curiosidade sobre o que havia de oferta para ciclistas na Cachoeira de 1900, um anúncio da loja Ao Preço Fixo, de Carlos Lange, publicado no mesmo jornal O Commercio, edição de 31 de janeiro de 1900, estampa os modelos disponíveis para homens e senhoras.

Anúncio em O Commercio, de 31/1/1900, p. 4
- acervo de imprensa do Arquivo Histórico

Aos aficionados do ciclismo, O Commercio e a foto na Fazenda da Tafona permitem um bom passeio pela história das “magrelas” em nosso meio.

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Show. Sensacional. Na foto são 3 ciclistas. e devia estar frio.

      Excluir
    2. Show. Sensacional. Na foto são 3 ciclistas. e devia estar frio.

      Excluir
    3. Paulo, pode ser que estivesse um clima ameno, mas a época era de trajes mais recatados.
      Abraço.

      Excluir
  2. Fantástica descoberta, mais um furo jornalístico da prima Mirian Ritzel, a fotografia era conhecida mas nunca se teve a oportunidade de fazer-se a ilação da mesma com a data e a efeméride, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Hugo! Este exercício de "casar" a imagem com o fato numa época em que as pessoas não se preocupavam em anotar datas, nomes e localização no verso das fotografias é desafiador! E por isto mesmo tão compensador! Abraço.

      Excluir