Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Paço Municipal - 150 anos

Quando Cachoeira adquiriu sua autonomia política, em 5 de agosto de 1820, começou sua organização administrativa, elegendo vereadores e constituindo a estrutura mínima para o funcionamento do aparato público. De pronto foi preciso alugar uma casa para as sessões da Câmara e outra para a cadeia.

Por anos a fio a Câmara alugou os espaços necessários, tendo por meta a construção de um prédio que atendesse às necessidades administrativas, judiciárias e carcerárias.

Depois de algumas tentativas mal sucedidas, finalmente em 1861 houve a assinatura de contrato com o construtor Ferminiano Pereira Soares para a edificação da Casa de Câmara, Júri e Cadeia.
As obras foram concluídas em 1864. Em razão disto, este é o ano que consta no seu frontão.

O sobrado ao tempo da Intendência - fototeca Museu Municipal

1864 - ano da conclusão da obra - acervo COMPAHC

O prédio passou a ser ocupado em março de 1865, primeiramente pelos presos. Entregue à Câmara em 5 de agosto, foi imediatamente cedido ao Ministério da Guerra para nele ser instalado um hospital militar. Finalmente, em janeiro do ano seguinte, a Câmara apossou-se de sua tão sonhada sede própria.

Casa de Câmara e Cadeia, Paço, Intendência ou Prefeitura Municipal, que foram as denominações que este fantástico sobrado de estilo colonial recebeu ao longo do tempo e ao sabor das mudanças de cunho político e administrativo que perpassaram os séculos XIX e XX, o que vale é ressaltar a riqueza arquitetônica, histórica e cultural que carrega há exatos 150 anos!

O arco-íris jogando luz sobre o Paço que está a um passo da restauração
- foto Renato F. Thomsen

3 comentários: