Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

terça-feira, 21 de junho de 2011

Knorr & Eisner

Um dos mais imponentes prédios que se conservam na principal rua da cidade e que até 2008 foi ocupado pela agência do UNIBANCO foi construído entre 1918 e 1919 para abrigar uma grande casa comercial. A planta do prédio foi exposta na livraria da Tipografia d’O Comércio, em setembro de 1918, fato que foi mencionado na edição do dia 25 de O Comércio com a observação:
“(...) soberbo edifício que o Sr. Oscar Knorr vai mandar construir nas proximidades da estação ferroviária, para a firma Knorr & Eisner, planta confeccionada pelo engenheiro-arquiteto Frederico Gelbert”.

Knorr & Eisner - arquivo Claiton Nazar

Empresa de comissões, consignações e representações, comercializava uma diversidade de produtos que iam desde arame até automóveis, passando por todos os tipos de cigarros e charutos, vinhos, champanhas e instrumentos musicais, implementos agrícolas, perfumes, comestíveis e sementes.

Os negócios da firma Knorr & Eisner não sobreviveram à crise econômica que se desencadeou com a I Guerra Mundial. Em 1924 o prédio foi reformado pelo agrimensor e construtor Santiago Borba para abrigar a agência do Banco do Brasil.

Banco do Brasil, à direita - acervo Museu Municipal
O antigo edifício Knorr & Eisner integra hoje a relação de bens tombados como patrimônio histórico-cultural.

Acervo COMPAHC







Um comentário: